Livro: Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke.

Este me foi apresentado no ano de 2009 por uma colega da faculdade. O devorei quase que instantaneamente (até porque é curtinho). É um de meus livros preferidos. Daqueles que você dá de presente, indica e sempre comenta quando conversa sobre o assunto. Creio que a tradução tenha sido muito bem feita, pois não imagino como a essência de seus pensamentos podem ser melhor interpretadas.

Me senti muito sensibilizada, desde a primeira leitura, e as seguintes não foram diferentes. Engraçado é que nunca li mais nada do Rilke depois. E ao que tudo indica, ele é um bom escritor, mas tive uma reação contrária. Acho que tenho medo de não gostar de sua literatura, pois, Cartas a um Jovem Poeta não é um livro literário. É a junção de várias cartas escritas por Rilke, a um jovem aspirante a poeta, que se tornou um amigo. No livro, as cartas escritas pelo jovem, não estão inseridas, porém, só as cartas de Rilke já valem a leitura. Ele me lembra muito aquelas pessoas que sabem falar exatamente aquilo que todo mundo sente e pensa, mas ninguém diz. É aquele livro de cabeceira, onde você pode abrir em qualquer página e alimentar-se de boas palavras, bons conselhos.

Gostaria que este livro fizesse parte do acervo de paradidático nas escolas. Se ensina a compreender muito com poucas palavras, abordando principalmente o aspecto da relação conflituosa em que todos estamos inseridos: eu e o mundo.

Resumidamente é isso: Cartas a um Jovem Poeta é um livro de conselhos. Na minha opinião, indispensável, principalmente a todos os aspirantes às artes em geral. Fazendo uma breve comparação: Cartas a um Jovem Poeta é tal qual O Pequeno Príncipe. A cada lida, em cada momento/perspectiva da vida, lhe é diferente.

Que interessante, escrevendo este post descobri que esteve em cartaz a peça sobre o livro, em São Bernardo do Campo – SP.
http://cartasaumjovempoeta.com.br/

Por Deborah Meira

Anúncios

Sobre deborahmeira

escrevendo sua opinião a si, e a quem quiser ouvir.
Imagem | Esse post foi publicado em Livros, Preferidos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Livro: Cartas a um Jovem Poeta, de Rainer Maria Rilke.

  1. João Maria disse:

    Olá Déborah, também, por acaso, descobrimos este seu post. Vamos nos apresentar em SCB no dia 12 de julho, quinta-feira. A apresentação é gratuita e você é nossa convidada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s